Espaços da Biblioteca


Este espaço da nossa escola foi organizado a pensar em ti e nos teus colegas.

Aqui podes estudar e trabalhar, sozinho ou em grupo, utilizando quer os livros, que estão à tua disposição nas estantes, quer o material audiovisual e multimédia, que podes requisitar junto da Assistente da BE.

Sala de Estudo/Trabalho 

Aqui podes estudar e trabalhar, sozinho ou em grupo, utilizando os manuais que estão à tua disposição nas estantes. Uma vez que o material audiovisual ou multimédia (Vídeos, CDs, DVDs, etc.) não se encontra em livre acesso, deverás requisitá-lo junto da Assistente da BE.

O acesso à Internet, também te é facilitado neste local, e para tal, deves informar-te das condições de utilização, afixadas na sala, ou junto dos assistentes da BE.

Podes, também, contar com um espaço de leitura de periódicos, leitura de jornais regionais e revistas sobre variados temas.

Poderás, ainda, ouvir as tuas músicas preferidas no “Cantinho da Música”, solicitando a devida autorização junto da Assistente da BE.

Sala de Leitura

Exige-se que neste espaço seja feito o mínimo barulho possível de modo a possibilitar a concentração de todos os que nele trabalham.

Todos os livros da Biblioteca se encontram em livre acesso. Isto significa que podes dirigir-te às estantes e pegar no livro que pretendes consultar. Para encontrares nas estantes o livro que desejas repara na COTA. Ela representa a “MORADA DO LIVRO”.

Os livros que aqui encontras estão organizados por grandes assuntos, de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU).  As principais divisões da CDU são:

0- Generalidades. Informação. Organização.

1 – Filosofia. Psicologia.

2 – Religião/teologia (branco).

3- Ciências Sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social. Educação.

5 – Ciências exatas e Naturais.

6 – Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia.

7- Arte. Arquitetura. Recreação. Entretenimento e Desporto.

8 – Língua. Linguística. Literatura.

9 – Geografia. Biografia. História.

Dentro de cada um destes temas gerais, assinalados no cimo das estantes, existem subdivisões assinaladas por números específicos, como mostra o exemplo acima. Para além disso, tens também uma prateleira específica de Literatura Infanto-Juvenil e de Educação Literária.

Se a leitura for para ser feita no domicílio, então dirige-te à Assistente da BE para fazeres a respetiva requisição. Se não pretenderes fazer requisição, os livros retirados das prateleiras não poderão ser lá recolocados pelos utilizadores, devem, antes, ser colocados no carrinho de apoio, para que um Assistente da BE proceda à sua correta arrumação.

Área de Receção e Reprodução

Todos os utilizadores da BE deverão proceder ao preenchimento eletrónico do “Registo Diário”, no computador colocado na área de receção, antes de usufruírem de qualquer serviço.

Tens, ainda, ao teu dispor, um expositor de novidades, uma fotocopiadora, impressora e um scanner, que permitirão ajudar-te no que for necessário, para realizares os teus trabalhos. Poderás deixar a tua opinião na Caixa de Sugestões que aí se encontra.

Culturarte

Este espaço de exposições situa-se à entrada da BE. Nele poderás expor os teus trabalhos, ou visionar os dos teus colegas, realizados em contexto das áreas curriculares disciplinares ou não disciplinares, Clubes Escolares ou outros.

Também poderás estar a par de diversas informações específicas da tua BE, ou gerais da Escola, no placard intitulado “Jornal de Parede” e nos expositores móveis. Nele estarão patentes ao longo do ano, diversas exposições dos vários Departamentos Curriculares da Escola ou de entidades externas à escola.

Na vitrina da BE encontras afixado o Regimento Interno e o Plano Anual de Atividades da tua Biblioteca Escolar.