História

3a

A Escola Básica Integrada da Maia abrange a população escolar da Zona Oriental do Concelho da Ribeira Grande, desde o Jardim de Infância ao 3.º Ciclo.

Geograficamente, toda esta zona Oriental fica na zona costeira, como acontece com a generalidade das povoações açorianas. No entanto, das seis freguesias que a compõem, apenas o Porto Formoso e a Maia têm acesso fácil ao mar, pelo que a vida marítima, sobretudo nos últimos tempos, tem pouca influência no quotidiano laboral das populações.

A EBI da Maia foi criada pelo Despacho do Secretario Regional de Educação e Cultura em 01-2000. É constituída pela E.B. 2, 3 da Maia, situada na freguesia da Maia, que iniciou as suas funções no dia 18-09-2000, e presentemente por 5 E.B.1/ J.I. agrupadas em quatro núcleos, sendo estes: EB1/JI Pe. Dr. Laudalino da Câmara Moniz de Sá, que integra a EB1/JI de S. Brás, por ser de menor dimensão; EB1/JI Prof. Manuel Jacinto da Ponte; EB1/JI Prof. Amâncio da Câmara Leite e EB1/JI de Fenais d´Ajuda. Em cada núcleo há uma Coordenadora de Núcleo. Na EB1/JI de S. Brás há uma Encarregada de Estabelecimento.